Irisina e o Efeito Browning
Foi recentemente descoberta a possibilidade de causar a ativação farmacológica da termogênese no tecido adiposo marrom (TAM) de adultos. Este aumento se dá pela elevação da expressão de UCP-1 (Uncoupling Protein 1) ou termogenina, uma proteína encontrada no tecido adiposo e nas mitocôndrias. Este mecanismo é uma estratégia potencial para promover a perda eficiente de peso.
Irisina é um hormônio cuja produção é induzida pelo exercício físico e que ativa mudanças profundas no tecido adiposo, estimulando o seu escurecimento e o aumento da expressão de UCP-1. É importante ressaltar que isso causa um significativo aumento no gasto de energia corporal total e na obesidade associada à resistência insulínica. Assim, a ação da irisina indica alguns dos benefícios mais importantes do exercício e da atividade muscular (BOSTROM et al., 2012).
Estudos demonstram que a irisina induz a termogênese por aumentar a expressão de UCP-1 e, consequentemente, há um aumento na oxidação de ácidos graxos e na utilização dos depósitos de gordura resultando em perda de peso. A irisina também apresenta papel importante na melhora da sensibilidade à insulina e à inflamação, mantendo a homeostase da glicose e a diminuição dos níveis de citocina (NIRANJAN et al., 2019).
O esquema abaixo sumariza os principais efeitos que a irisina possui no nosso organismo, tanto do ponto de vista da prática de exercícios (setas pretas) quanto da suplementação (setas vermelhas).
Clock® é um fitoterápico que comprovadamente aumenta os níveis circulantes de irisina, um hormônio que eleva a expressão de UCP-1, tendo como resultado o emagrecimento. Este efeito ocorre, pois, a energia é dissipada em forma de calor e não é armazenada como gordura.
Associação de fitoterápicos das folhas de Rosmarinus officinalis (Lamiaceae) e flores de Hemerocallis fulva
(Asphodelaceae) com padronização de ácido ursólico.
Estudo clínico demonstra que a suplementação com Clock® levou ao aumento de 23% de irisina, uma miocina descoberta em 2012, que leva ao aumento do gasto energético, estimulando o “escurecimento” do tecido adiposo branco. Há aumento de 8% nos níveis de melatonina, um hormônio que também estimula a expressão de UCP-1.
A prática regular de exercícios físicos associada à suplementação com Clock® é uma estratégia muito eficiente para a promoção de um emagrecimento saudável.
Evidências Científicas:
Estudo clínico randomizado controlado por placebo, foi conduzido com 30 participantes que foram aleatoriamente designados em modo duplo-cego para investigar a ação do Clock®. Os participantes ingeriram Clock® na dose 1.000 mg, 1.500 mg ou placebo durante duas semanas. Diversos marcadores bioquímicos foram avaliados e notou-se que após o tratamento, houve aumento de 23% nos níveis de irisina circulante no grupo que recebeu a dose de 1000 mg/dia (BLOOMER et al., 2017).
De acordo com estudo publicado, temos:
• Pequenas concentrações de irisina são capazes de aumentar em > 50x os níveis de UCP-1 no TAB;
• Aumento da concentração de irisina circulante induz o efeito browning no TAB;
• Em avaliação foi constado que a irisina melhorou significantemente a tolerância à glicose e os níveis de insulina de jejum em modelo de dieta rica em gordura (gráfico ao lado);
• Grande parte dos resultados obtidos no exercício físico em termos de escurecimento do TAB são dependentes de irisina;
• Como conclusão, com aumento dos níveis de irisina há um potencial aumento do gasto energético, redução do peso corporal e melhora da resistência insulínica.
Com relação à redução do peso corporal, o estudo foi conduzido avaliando a performance da irisina através de diversos parâmetros e, dentre os resultados, pode-se destacar:
• Devido ao aumento do gasto energético, houve redução significativa (15,5%) do peso em 28 dias (gráfico abaixo);
• É válido ressaltar que esta redução está atrelada à perda de massa de gordura, pois não houve alteração em outros órgãos e/ou massa muscular;
• Durante o tratamento, não houve alteração da dieta, demonstrando então que a perda de peso é associada à irisina;
• Também foi verificada melhora significativa de resistência à insulina.
Mecanismo de ação robusto e cientificamente evidenciado que descreve os processos envolvidos num
emagrecimento saudável
PPAR-y: Receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama.
FNDC5: Fibronectina Tipo III Domínio contendo 5 é um gene de codificação de proteína. É a molécula precurssora da irisina.
UCP-1: Proteína de desacoplamento 1 ou termogenina, é uma proteína transmembranar encontrada nas mitocôndrias e TAM.
PGC-1a: Proteína chave para a regulação do metabolismo energético.
Mioglobina: É uma pequena proteína transportadora de oxigênio encontrada nos músculos esqueléticos e cardíaco.
Fibra tipo IIA: Fibras musculares com resistência a fadiga.
Clock® aumenta em 8% os níveis de melatonina circulante;
VOCÊ SABIA?
A prática de exercícios físicos numa temperatura inferior a 19°C propicia um aumento de gasto energético e aumento da transformação do TAB em TAM. O mesmo processo ocorre quando dormimos em baixas temperaturas.
Além de estimular o emagrecimento, Clock® é eficaz para garantir um boa noite de sono, uma vez que
estudos demonstram o aumento de 8% de melatonina circulante com a sua suplementação.
Sugestões de Fórmulas