São ritmos biológicos de 24 horas, em comportamento, fisiologia e metabolismo, sendo assim, todos esses ciclos são conhecidos como os ritmos/relógios circadianos. Estes relógios sofrem adaptações de acordo com a nossa exposição ao escuro e também a luz, sincronizando assim os processos fisiológicos e metabólicos.
- Ciclo circadiano e o organismo:
- 6H – Melhor horário de funcionamento do Intestino Grosso. Sendo assim melhor horário para suplementar prebióticos (glutamina e fibras).
- 6:45H – Maior aumento da pressão arterial. Para paciente hipertensos, evitar substâncias que causam aumento de pressão especialmente neste horário.
- 7:30H – Fim da secreção de melatonina. Pico de cortisol. Bom horário para atividades físicas.
- 8H às 10H – Melhorar horário de funcionamento do Estômago, bom horário para dar início a janela de alimentação.
- 10H – Horário de maior atenção e produção de testosterona. Bom horário para suplementar precursores da Testosterona. Horário de melhor funcionamento do Pâncreas. Bom horário para utilizar ativos que aumentem a sensibilidade à insulina (diglothin, metformina).
- 12H – Horário de maior funcionamento do coração, deve-se evitar o uso de estimulantes neste horário. Horário de produção de catecolaminas. Também pode ser um bom horário para atividades físicas.
- 14:30H – Melhor coordenação. Bom horário para praticar atividades motoras ou estudar.
- 15H às 15:30H – Melhor horário de funcionamento do Intestino Delgado.
- 17H – Mais eficiência cardiovascular e força muscular. Também é um excelente horário para praticar atividade física. Principalmente treino de força.
- 18H – Queda na secreção de Cortisol. Melhor funcionamento dos Rins. Produção de catecolaminas, glicocorticoides e aldosterona. Horário de maior retenção hídrica, bom momento para usar diuréticos que não sejam estimulantes (Hibiscus, Opuntia Ficus Indica).
- 18:30H – Pressão arterial mais alta. Para paciente hipertensos, evitar substâncias que causam aumento de pressão também neste horário.
- 19:30H às 21H – Maior resposta imunológica. Bom horário para utilizar suplementos que estimulem o sistema imune.
- 21H – Começa a secreção de melatonina. Bom horário para utilizar chás, tinturas ou suplementos calmantes (camomila, mulungu, passiflora, melissa, entre outros). E diminuir a exposição a luz e o uso de eletrônicos, para se preparar para dormir.
- 21:30H à 00H – Melhor funcionamento da Vesícula.
- 00H às 2H – Melhor funcionamento do Fígado.
- 21:30H às 2H – Organismo realiza o detox. Antes de dormir é o melhor horário para utilizar estratégias detox (suco verde ou suplementos antioxidantes, antiinflamatórios e detoxificantes).
- 2H – Sono mais profundo.
- 2:30H às 4:30H – Melhor funcionamento do Pulmão. Liberação de ocitocina.
- 4:30H – Menor temperatura corporal.
- 5H – Começa liberação de cortisol.
Cronotipo:
A predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia chama-se cronotipo. É por isso que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite.
- Cronotipo Matutino: Pessoas que costumam render mais pela manhã, dormir por volta de 20h e acordar por volta de 5h.
- Cronotipo Intermediário: Pessoas que costumam dormir por volta de 2h e acordar por volta de 8h.
- Cronotipo Vespertino: Pessoas que costumam render mais a noite costumam dormir por volta de 6h e acordar por volta de 12h.