Androtase™: Melhora dos sinais e sintomas causados pelo Hiperandrogenismo

Hiperandrogenismo

O hiperandrogenismo é uma condição clínica caracterizada por altos níveis de andrógenos, podendo acometer indivíduos de ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres. Os sintomas podem incluir oleosidade da pele, acne, queda capilar e aumento de pelos corporais ou faciais. A unidade pilossebácea e a pele representam as estrutura salvo dos andrógenos, explicando assim, a fisiopatologia das manifestações cutâneas.

Essa condição pode ocorrer em decorrência ao uso de andrógenos como testosterona e seus derivados. É também um sintoma clássico na síndrome do ovário policístico (SOP).

A di-hidrotestosterona é um metabólito da testosterona que é OH principalmente convertido a partir da testosterona (T) em órgãos-alvo, como próstata, pele e fígado, pela da ação da enzima 5a-redutase.

A DHT intracelular é um agonista androgênico mais potente que a testosterona e apresenta relevante importância para função e desenvolvimento de alguns órgãos. A supressão dos níveis intracelulares de DHT com inibidores da enzima 5a-redutase resulta em níveis reduzidos de DHT no sangue devido a conversão reduzida de T em DHT (SWERDLOFF et al., 2017)

DHT e pele: é o andrógeno com maior atividade biológica no tecido e exerce sua função ligando-se ao receptor androgênico presente nos sebócitos. A exacerbação da resposta androgênica cutânea resulta em produção excessiva de sebo e regulação positiva de citocinas pró-inflamatórias (CROCCO et al., 2020).

DHT e o cabelo: provoca alterações na síntese proteica das células foliculares levando à queda do fio (ROQUE et al., 2017).

DHT e próstata: as células da próstata podem converter aproximadamente 90% da testosterona em DHT pela 5α-redutase. A DHT tem maior afinidade com os receptores androgênicos e parece estimular a síntese proteica, diferenciação e crescimento de células prostáticas, podendo levar à hiperplasia prostática benigna (CSIKÓS et al., 2021).

Androtase™ é um nutracêutico padronizado em β-Sitosterol > 50% tendo sua extração do pólen, e é livre de soja. Este marcador atua como um inibidor da 5α-redutase, bloqueando a conversão de testosterona para dihidrotestosterona, reduzindo as implicações negativas que esse hormônio apresenta tanto na pele quanto no cabelo. Androtase™ não apresenta os eventos adversos que são comuns com outros inibidores da 5α-redutase, como a finasterida.

Posologia: Androtase™ é solúvel em água e permite 300 mg 1x ao dia manipulação em formas farmacêuticas diferenciadas.

Androtase™

Nutracêutico finasterida-like que reduz mais de 70% os niveis de DHT em 30 dias em homens e mulheres

Estudo em modelo de relato de caso foi conduzido por Queiroga (2022) com 20 pacientes, sendo 12 homens (29 a 54 anos) e 8 mulheres (25 a 37 anos). Todos os pacientes apresentavam caso de hiperandrogenismo (homens com taxa de DHT > 990 pg/mL e mulheres > 368 pg/mL) e receberam suplementação de Androtase™ 300mg 1x ao dia durante 60 dias. Foram avaliados parâmetros bioquímicos (DHT, testosterona total, testosterona livre), redução da oleosidade da pele, da queda capilar, e de eventos adversos durante o tratamento.

Os resultados obtidos com relação à redução dos Redução de DHT em Homens e Mulheres níveis de DHT foram muito positivos em ambos os sexos sem causar disfunção sexual:

  • Homens: comparando o T0 com o T30 temos redução de 72% (1499.5 pg/mL ±205 versus 419.5 pg/mL ±92.1), período no qual ocorreu a redução mais acentuada. Relacionando o T0 com o T60 temos redução de 72,6% (1499.5 pg/mL ±205 versus

410.5 pg/mL ±95.3), demonstrando que há manutenção dos níveis normais de DHT ao longo do tratamento.

  • Mulheres: comparando o T0 com o T30 temos redução de 70.3% (519.5 pg/mL

±57.2 versus 154 pg/mL ±22.6), período no qual ocorreu a redução mais acentuada. Relacionando o T0 com o T60 temos redução de 73,8% (519.5 pg/mL

±57.2 versus 136 pg/mL ±16.1), demonstrando que há manutenção dos níveis normais de DHT ao longo do tratamento.

Resultados obtidos com Androtase™ são superiores ao de finasterida 1 mg ao dia. De acordo com estudo clínico, o uso oral levou à redução de 55,6% de DHT em 24 semanas de tratamento (PIRACCINI et al., 2022). Com relação aos sinais e sintomas clássicos do hiperandrogenismo:

Androtase™ melhorou de maneira significativa os sinais e sintomas clássicos do hiperandrogenismo

Androtase™

Suplementação coadjuvante na prevenção da Hiperplasia Prostática Benigna.

É uma das doenças urológicas mais comuns no envelhecimento masculino. Por causa de sua longa latência, a prevenção é uma boa alternativa.

Embora a terapia farmacológica com alfa-bloqueadores e inibidores da 5α-redutase pareça ser a mais efetiva para os pacientes com HPB moderada a severa, a terapia com suplementos e fitoterápicos é comumente utilizada em pacientes com sintomas leves a moderados.                                                                               

Diversas triagens clínicas apontam a eficácia desses agentes e os profissionais de saúde devem estar atualizados quanto à eficácia e perfil de segurança dessas opções para o manejo da HPB.

Uma triagem randomizada, duplo-cega e placebo-controlada foi conduzida para avaliar a eficácia da Redução IPSS administração β-Sitosterol 130 mg ao dia por 6 meses em 177 pacientes com HPB. Para avaliação, foi utilizado o International Prostate Symptom Score (IPSS), como resultado primário e mudanças na qualidade de vida, fluxo urinário máximo (Qmax) e volume de urina residual pós- esvaziamento (PVR), como resultados secundários

Nos pacientes tratados houve uma melhora significativa (p<0.01) nos parâmetros avaliados. O gráfico ao lado demonstra o resultado do IPSS, comparando o início com o término do tratamento. O estudo concluiu que o β-Sitosterol é uma opção efetiva no manejo da HPB (KLIPPEL et al., 1997)

Outro estudo avaliou a proliferação de células prostáticas neoplásicas, considerando o uso de Androtase™. As frações de β-Sitosterol induziram um efeito antiproliferativo de forma dose- dependente.

Sugestões de fórmula

Uso Oral:

Melhora dos Sinais e Sintomas Causados pelo Hiperandrogenismo

Androtase™ (β-Sitosterol > 50%)300 mg
Cápsulas Vegetais1 cápsula

Posologia: tomar 1 cápsula 1x ao dia

Referências

  1. Dossiê Técnico do Fabricante
  2. CROCCO et al. Modulation of skin androgenesis and sebum production by a dermocosmetic formulation. Journal of Cosmetic Dermatology. (2020) doi:10.1111/jocd
  3. CSIKÓS et al. Treatment of Benign Prostatic Hyperplasia by Natural Drugs. Molecules (2021), 26, 7141. https://doi.org/10.3390/ molecules26237141
  4. HIRSHBURG et al. Adverse Effects and Safety of 5-alpha Reductase Inhibitors (Finasteride, Dutasteride): A Systematic Review. J Clin Aesthet Dermatol (2016) Jul;9(7):56-62. Epub 2016 Jul 1.
  5. KLIPPEL et al. A multicentric, placebo-controlled, double-blind clinical trial of beta-sitosterol (phytosterol) for the treatment of benign prostatic hyperplasia. German BPH-Phyto Study group. Br J Urol. 1997 Sep;80(3):427-32.
  6. PIRACCINI et al. Efficacy and safety of topical finasteride spray solution for male androgenetic alopecia: a phase III, randomized, controlled clinical trial. JEADV (2022) 36, 286–294
  7. ROQUE et al. Design of Finasteride-Loaded Nanoparticles for Potential Treatment of Alopecia. Skin Pharmacol Physiol (2017) ;30:197–204 doi: 10.1159/000475473
  8. SWERDLOFF et al. Dihydrotestosterone: Biochemistry, Physiology And Clinical Implications Of Elevated Blood Levels. Endocrine Reviews; Edifício Berrini One –

04571-010 São Paulo – Brazil   www.fagron.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top