Tratamento efetivo em Idosos com Sarcopenia após Artroplastia de Quadril
Sarcopenia
TR + HMB Promove Efeitos Positivos
Sarcopenia, do grego sarx (“carne”) e penia (“falta”), é uma síndrome geriátrica caracterizada pela perda progressiva e generalizada da musculatura esquelética. A incidência de sarcopenia varia amplamente entre a população idosa, variando de 1% a 29% na população com mais de 50 anos e de 14% a 33% naqueles que necessitam de cuidados de longa duração.
Evidências mostram que a sarcopenia está fortemente associada a pacientes que sofrem fraturas de quadril, declínio cognitivo e doenças cardiovasculares. Essas condições frequentemente levam à diminuição da atividade física, resultando em diminuição da qualidade de vida e aumento da mortalidade.
Ácido β-hidróxi-β-metilbutírico (HMB)
→ Metabólito do aminoácido leucina.;
→ Acredita-se que promova a síntese de proteínas do músculo esquelético e inibe a decomposição de proteínas do músculo esquelético e, pode facilitar a síntese de colesterol intracelular para apoiar a integridade do sarcolema;
→ Como suplemento para aumento de energia, o HMB tem sido amplamente aplicado para aumentar a massa e força dos músculos esqueléticos em jovens e idosos, especialmente após exercícios de resistência ou TR.
✓ Fratura do colo do fêmur: é a mais comum que leva à incapacidade em idosos, responsável por 48,22% das fraturas de quadril e 3,13% de adultos com fratura;
✓ Artroplastia de quadril: um dos procedimentos reconstrutivos mais realizados e bem sucedidos em pacientes idosos com fratura do colo do fêmur. Mas, a taxa de mortalidade destes pacientes dentro de 1 ano da cirurgia é de até 35,9%, e 25%-30% dos pacientes não são capazes de recuperar o estado físico pré-lesão;
✓ Estudos demonstraram que a sarcopenia está intimamente ligada às fraturas do colo do fêmur em idosos tanto como fator de risco independente quanto como complicação comum;
✓ Malafarina et al. verificaram que a taxa de mortalidade de pacientes com fratura do colo do fêmur e sarcopenia era quase duas vezes maior do que a de pacientes sem sarcopenia.
Treinamento resistido (TR) ou, treinamento de força
Processo de o corpo superar a resistência para atingir o crescimento muscular e ganhar força.
Em nível molecular, pode inibir a expressão do mRNA da miostatina e estimular a síntese de células musculares;
Tem sido cada vez mais adotado para pacientes com fratura de quadril, com o objetivo de recuperar a função física, massa muscular, força e equilíbrio. Vários estudos clínicos mostraram que o TR é um programa de treinamento funcional eficaz e fácil de usar na manutenção da força funcional e no aumento da massa muscular em idosos com sarcopenia
Evidências crescentes demonstram os efeitos benéficos do HIIT na hiperlipidemia, hiperglicemia e parâmetros antropométricos.
Estudo Comprova
Efeito do treinamento resistido combinado à suplementação de ácido β-hidróxi-β-metilbutírico (HMB) após artroplastia de quadril em pacientes idosos com sarcopenia
Esse estudo observacional prospectivo, avaliou a eficácia do treinamento resistido (TR) combinado com ácido β-hidróxi-β-metilbutírico (HMB) após artroplastia de quadril, no tratamento de pacientes idosos com sarcopenia (Han Z et al., 2022).
Resultados:
✓ A composição corporal e força de preensão do grupo HMB + RT e do grupo RT melhoraram significativamente em comparação com antes da cirurgia, enquanto que o grupo HMB não apresentou alteração significativa. Já as medidas do grupo controle negativo diminuíram significativamente.
✓ Índice de Barthel (BI) pós-operatório e Harris Hip Score (HSS) não atingiram os níveis pré-lesão em nenhum dos quatro grupos
✓ A pontuação na Visual Analog Scale (VAS) pós-operatória melhorou significativamente.
✓ No entanto, não houve diferença significativa em BI, HSS ou VAS entre os quatro grupos.
Conclusão:
O Treino Resistido (TR), com ou sem a suplementação de HMB, pode efetivamente melhorar a composição corporal e a força de preensão em pacientes idosos com sarcopenia
após artroplastia de quadril em seguimento de curto prazo.
Simultaneamente, o uso de suplementação HMB de forma isolada, também pode ajudar a prevenir a diminuição da massa muscular e da força de preensão nesses pacientes.
Pacientes idosos com sarcopenia que sofreram fratura do colo do fêmur:
68 homens (idade média de 76,3 anos) e 137 mulheres (idade média de 79,1 anos)
Grupo 1
RT +
HMB (3g ao dia)
Grupo 2
RT
Grupo 3
HMB
(3g ao dia)
Grupo 4
Controle negativo
Acompanhados durante três meses após a cirurgia de artroplastia de quadril
Pacientes idosos com sarcopenia após artroplastia de quadril:
• Suplementação de HMB de forma isolada: pode ajudar a prevenir a diminuição da massa muscular e da força de preensão
• Suplementação de HMB +TR (treino resistido):
Pode melhorar a composição corporal e a força de preensão
Estudo avaliou a eficácia da suplementação nutricional de whey protein e vitamina D em combinação com atividade física em idosos. O exercício melhorou os parâmetros de força e composição corporal, porém, com a associação de Whey Protein e vitamina D ao exercício físico, resultou em declínio da gordura intermuscular e melhorou a densidade muscular em comparação ao placebo.
(ENGLUND; KIRN; KOOCHEK; ZHU et al., 2017).
Este estudo teve como objetivo investigar se 12 semanas de suplementação oral de magnésio (300 mg/dia) pode melhorar o desempenho físico em mulheres idosas saudáveis. Após análise dos resultados, os pesquisadores concluíram que houve melhora no desempenho físico em mulheres idosas saudáveis. Estes resultados sugerem o papel do magnésio em prevenir ou retardar o declínio no desempenho físico relativo à idade.
(VERONESE; BERTON; CARRARO; BOLZETTA et al., 2014).
(ENGLUND; KIRN; KOOCHEK; ZHU et al., 2017).
Referências Bibliográficas
HAN Z, JI NN, MA JX, DONG Q, MA XL. Effect of Resistance Training Combined with Beta-Hydroxy-Beta-Methylbutyric Acid Supplements in Elderly Patients with Sarcopenia after Hip Replacement. Orthop Surg. 2022 Apr;14(4):704-713. doi: 10.1111/os.13208. Epub 2022 Feb 23. PMID: 35195339.
ENGLUND, D. A.; KIRN, D. R.; KOOCHEK, A.; ZHU, H. et al. Nutritional Supplementation With Physical Activity Improves Muscle Composition in Mobility-Limited Older Adults, The VIVE2 Study: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci Med Sci, 73, n. 1, p. 95-101, Dec 12 2017.
VERONESE, N.; BERTON, L.; CARRARO, S.; BOLZETTA, F. et al. Effect of oral magnesium supplementation on physical performance in healthy elderly women involved in a weekly exercise program: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr, 100, n. 3, p. 974-981, Sep 2014.
VARMA, K.; AMALRAJ, A.; DIVYA, C.; GOPI, S. The Efficacy of the Novel Bioavailable Curcumin (Cureit) in the Management of Sarcopenia in Healthy Elderly Subjects: A Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind Clinical Study. J Med Food, Dec 7 2020.