Benefícios do extrato de Crocus sativus em distúrbios neuropsiquiátricos.
As crescentes taxas de morbidade de distúrbios cerebrais e condições como ansiedade, depressão, doença de Alzheimer e doença de Parkinson tornaram-se um grave problema nos últimos anos.
Embora os pesquisadores tenham passado tempo considerável estudando essas doenças e relataram muitos resultados positivos, ainda são limitados os tratamentos disponíveis.
Na medicina tradicional chinesa comum (TCM), o açafrão era empregado para tratar a depressão e algumas outras doenças inflamatórias, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidepressivas.
Crocus sativus
A erva mediterrânea conhecida como saffron há muito utilizada na culinária, é feita do estigma (parte de cima da porção feminina) da flor de Crocus sativus. Cada flor tem apenas três pequenos estigmas, e requer cerca de 75000 flores para produzir meio quilo de saffron.
Embora vários agentes farmacêuticos estejam disponíveis para o tratamento da depressão e ansiedade, muitos pacientes não podem tolerar os efeitos colaterais e não respondem adequadamente, levando à ineficácia do tratamento.