- O red yeast rice + berberina + curcumina melhora o perfil lipídico e reduz marcadores de inflamação em pacientes com hipercolesterolemia;
- A berberina é eficaz no controle da diabetes tipo 2 e dislipidemia, pois demonstra redução da glicose sérica e melhora dos parâmetros lipêmicos;
- A suplementação com curcumina ou red yeast rice melhora o perfil lipídico de pacientes com hipercolesterolemia.
A síndrome metabólica (SM) é uma condição complexa representada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura e a resistência à insulina.
É importante destacar a associação da SM com doença cardiovascular, pois esta aumenta a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes1.
Atualmente, muitos estudos revelam que concentrações elevadas de lipídeos estão entre os principais fatores de risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares2.
A dislipidemia, que se caracteriza pelo aumento nos níveis plasmáticos de triglicerídeos, colesterol total, colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C) ou níveis reduzidos de colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL-C), é fator de risco importante para doenças cardiovasculares (DCV) e desenvolvimento da SM2.
As estatinas (medicamentos utilizados na melhora do perfil lipídico), que atuam como inibidores da 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase (HMG-CoA) – são altamente eficazes na prevenção secundária de DCV3.
Infelizmente, aproximadamente um terço dos usuários de estatina interrompe a terapia nos primeiros 12 meses principalmente por reações adversas3.
Em virtude da maior tolerabilidade, os nutracêuticos hipolipemiantes estão sendo cada vez mais utilizados como alternativa viável às estatinas para prevenção primária de doença cardiovascular em indivíduos com hipercolesterolemia leve à moderada, bem como para o manejo da síndrome metabólica3.
- Os efeitos hipolipemiantes do red yeast rice são atribuídos à presença de monacolinas;
- A berberina apresenta efeito hipolipemiante;
- A curcumina apresenta propriedades hipolipemiantes, antioxidantes, antiproliferativas e anti-inflamatórias.